Como desenvolver uma atitude sustentável - ➳Life Somewhere➳
atitudes sustentáveis
VIVER VIDA AO MAXIMO

Como desenvolver uma atitude sustentável


Se você acha incrível o conceito de sustentabilidade mas não consegue ter uma atitude sustentável no seu dia-a-dia, não se preocupe. Isso é totalmente normal. Fomos criados em um ambiente que por muito tempo considerava nossos recursos infinitos. Não criamos uma percepção e consciência em relação a natureza e os recursos. Muito pelo contrário. Somos cada vez mais levados a nos desconectar da natureza. E por esta desconexão, você ainda se pega pensando que, só você tendo uma atitude sustentável não ajudará em nada ou que até você morrer teremos recursos suficientes. E segue a vida. E assim, apesar do termo sustentabilidade estar muito em alta, existe este abismo entre o conceito e a atitude sustentável das pessoas no dia-a-dia.


O caminho para desenvolver uma atitude sustentável

Apesar do homem gostar de separar as coisas, para torná-las mais práticas, somos um e cada área da nossa vida está correlacionada a outra. Por isso, para desenvolver uma atitude sustentável é necessário trabalhar para o desenvolvimento da sua consciência plena.

Conforme você trabalha a expansão da consciência, você passar despertar coisas que estavam dormentes. Coisas que antes eram irrelevantes passam a ter importância. E uma delas é a relação e o respeito que temos com o nosso planeta.

1. Expansão da consciência

Existem diversas formas de caminhar no sentido da expansão da consciência. Yôga, foi para mim o grande caminho aliado a meditação e algumas experiências importantes como ter morado a bordo de um veleiro. Quando se trabalha de maneira holística acabamos tendo resultado em todas as áreas e a sustentabilidade é uma elas. Mas se você ainda não tem seu caminho bem definido, sugiro que comece por aqui:

  • Diariamente, reserve de 5 a 15 minutos por dia: Feche os olhos, se puder vá a algum lugar ao ar livre tranquilo e silencioso e medite observando uma planta, a natureza ou ouvindo o cantar dos pássaros.
  • Perceba que tudo que chega até você veio de alguma forma da natureza: Sim, parece básico mas de alguma forma nos esquecemos disso. Agradeça pela natureza, por todos elementos, pelo verdadeiro milagre que cada planta e recurso disponível na terra é.
  • Refaça o caminho do alimento ou material que está na sua casa até a sua extração na natureza: Por exemplo, uma folha de papel, apesar de ser apenas uma folha, ela já foi uma árvore um dia. Alguém a plantou, a regou, adubou, e a cortou. Esta árvore foi levada a uma fábrica, sendo transportada por milhares de quilômetros, onde diversos homens trabalharam para transforma-lá em papel. O processo produtivo é exaustivo até chegar a você. Procure fazer esta meditação diariamente com diferentes itens do seu dia a dia. Comece aqui com um tour na Faber Castell e como é o processo produtivo de um “simples”lápis.
  • Perceba a natureza : contemple durante a sua meditação o quão maravilhosa é a natureza e perceba que quanto mais você se conecta a ela mais retribuição na forma de lucidez e consciência ela te dá. 
  • Se sinta mais conectada:  Ao se conectar mais a natureza é natural que você passe a se preocupar mais com ela também. Somos parte dela, do mundo. Não temos uma Vida, somos vida. E aos poucos você sente que você é parte do todo e então começa a cuidar do todo.

2. Comece de maneira orgânica

Muito melhor do que apenas criar uma lista de coisas que você quer agir de maneira sustentável e tentar seguí-la de maneira exaustiva e com muitos fracassos que boicotam sua evolução, é trabalhar fundamentalmente na expansão na sua consciência.

Você verá que partindo da busca pela expansão da consciência, sua vontade a atitude sustentável virá de maneira orgânica e natural. E normalmente as mudanças que acontecem sucedidos disso são mudanças positivas, sustentáveis e duradouras.

Os despertamentos começam pequenos e aos poucos vão tomando proporções antes inimagináveis. Cada atitude sustentável passar a te dar prazer, sensação de pertencer e cuidar. Seu nível de gratidão por cada recurso muda completamente e sua vida começa a se encher de pequenas conquistas e realizações.

3. Planeje, forme e cultive o hábito da atitude sustentável

Agora uma coisa é fato, mesmo com a expansão da consciência, passar a ter atitude sustentáveis é preciso um mínimo de planejamento, cultivo e hábito. Do contrário você vai sempre cair na cilada do “hoje não deu”. Por que não deu? Porque você não se planejou e não estava preparada. Ainda não adquiriu o hábito.

Mas o que eu quero dizer com se planejar, cultivar e adquirir o hábito? Cada atitude sustentável normalmente requer uma preparação inicial e elas variam dependendo de cada coisa. Peguemos como exemplo o fato de pegar sacolas plásticas no mercado. Você pode estar trabalhando sua meditação diariamente, estar super consciente mas se não parar para pensar, “hoje vou no mercado”, pegar suas sacolas retornáveis, você chegará no mercado sem as sacolas e acabara sucumbindo para as plásticas.


Assim que, a cada nova vontade interior que parte de você para ser mais sustentável, pare, planeje e cultive criar o hábito daquela ação. Procure nos primeiro 30 dias fazer com atenção plena e muito cuidado, criando um hábito prazeroso de realização e não deixando a frustração tomar conta.

4. Enfrente os desafios e não desista

Muita gente que começa com algumas atitudes sustentáveis em algum momento sofre com a vontade de desistir e se frustra. Isso pode ser por ter sido uma decisão ainda sem solo fértil para sustentar as ações ou mesmo quando você já está preparada.

Você perceberá que aparecerão diversos elementos que “dificultarão”a sua ação. A pressão da sociedade e a correria do dia te colocarão muitas vezes em piloto automático e assim na pressa você vai esquecer a sacola, a garrafinha de água e assim por diante.

Mas não desista. Esqueceu a sacola retornável hoje? Use esta frustração como combustível para não esquecer amanhã. Ou ainda melhor, chegando em casa, pegue imediatamente algumas sacolas e deixe-as no carro.


5. Siga em rumo a uma vida integrada e sustentável

No final do dia não estamos falando de perfeição mas de consistência. Você verá que se sentirá mais feliz e serena ao passar a fazer a sua parte e cuidar dentro do seu limite de consciência da natureza. Este limite vai também cada vez mais sem ampliando conforme você o cultive e se integre a natureza. Quando você notar, já estará vivendo de maneira sustentável.

Como estão suas atitudes sustentáveis hoje?

Please follow and like us:
Liked it? Take a second to support LifeSomewhere on Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our Newsletter

Get the latest news from Life Somewhere and Stay connected