O tédio pode ser bom - Viva a vida ao Máximo
tédio pode ser bom
VIVER VIDA AO MAXIMO

O tédio pode ser bom

Tédio normalmente lembra tarefas repetitivas e pouco estimulantes. Aqueles momentos de lavar a louça, organizar algo em casa e muitas outras coisas que você precisa fazer mas não consegue. Tédio é querer fazer mas não conseguir se engajar de maneira satisfatória com a atividade que você se propõe. E também é o tipo da coisa que quanto mais você fica pensando nele, mais ele aumenta.

Tédio: Um problema sério

Existem pesquisas que demonstram que o tédio é visto como um problema sério para muitos pessoas, e agora durante a pandemia isso tende a piorar muito. O próprio cenário que nos encontramos nos leva a gerar um tédio inicial sem nada realmente ter acontecido.

Mas os estudos mostram que esta sensação não é coisa da nossa cabeça. Foi detectado que quando estamos entediados as áreas do cérebro ligadas à visão, linguagem e autocontrole se desconectam umas das outras. É por isso que ficamos naquele estado de não conseguir engajar em nada, e mesmo que pensemos em dez coisas para fazer, nada parece ser suficiente. É como se estivéssemos colocado uma lente preta e branca e tudo fosse menos importante.

Os inibidores de tédio

Normalmente a TV, séries e filmes são os grandes inibidores do tédio. O que aparentemente é uma solução pode ser apenas desperdício de tempo de vida. E o que é mais importante que o tempo que você tem de vida? Matar tédio vendo televisão acaba sendo a pior decisão a tomar.

O tédio que pode fazer de você uma pessoa mais interessante

Se você prestar atenção, o tédio pode ser bom. Ele pode te tornar uma pessoa mais interessante. Como assim? O tédio acaba sendo um sinal natural que o seu corpo envia para você te mostrando que não consegue mais se engajar naquela atividade. Frente a isso você tem duas opções: entrar no piloto automático e jogar algumas horas fora assistindo aqueles programas inúteis ou perceber que o tédio é como um sinal para criar criatividade na sua vida.

Cada vez que o tédio vem, você pode conscientemente trocar o que estiver fazendo por algo criativo. Fazer algo criativo, significa resolver qualquer necessidade ou problema que você tenha de maneira diferente, usando uma combinação de formas e ideias que você nunca usa. Cozinhar algo diferente, uma receita de um outro país, uma receita saudável, aprender a fazer algo que nunca fez como desenhar, fotografar ou o que quer que seja.

Ou seja, você para de ser vítima e utiliza o tédio para te tornar alguém melhor, alguém mais criativo. Quando você torna seu dia mais criativo você acaba vivendo de maneira mais intensa e extraordinária mesmo diante de uma pandemia e de uma quarentena. Já pensou o quanto você pode se tornar mais atrativo durante estes tempos? Simplicidade e criatividade para você seguir no caminho de viver a sua vida ao máximo não importa a situação que você esteja.

3 dicas para tornar o tédio em algo bom na sua vida

  1. Observe o tédio: seja o observador de si mesmo e perceba quando o tédio chegar. Perceba que não tem nada a ver com você mas com a situação que você está.
  2. Decida se engajar em algo diferente: lembre que seu cérebro neste momento está vendo tudo com menos conexão, nada parece atrativo então decida se engajar em algo criativo mesmo que em um primeiro momento pareça que não irá resolver o seu tédio.
  3. Crie uma lista de coisas criativas e deixe-a pronta: facilite a sua vida e faça uma lista de coisas fora da caixa que gostaria de fazer e deixe-a pronta para quando o tédio bater você ter aonde recorrer.

Transformar o tédio de algo ruim para algo bom requer prática. Primeiro de observar e não se deixar levar por ele e depois de começar a agir proativamente para criar simplicidade e mais qualidade no seu dia-a-dia.

Qual a próxima coisa que você irá fazer quando o tédio bater?

Se você quiser ter mais acesso a conteúdos que vão te ajudar a viver a sua vida ao máximo e criar a sua melhor versão, você pode fazer parte do meu canal do Telegram que traz pequenas pílulas diárias com insights sobre tudo isso. Hoje mesmo postei um audio de 3 minutinhos sobre o amor próprio e você pode ouvir clicando aqui. 

Se você quer saber mais como viver a vida ao máximo você também pode clicar aqui e baixar seu Guia definitivo para viver a vida máximo totalmente gratuito

Please follow and like us:
Liked it? Take a second to support LifeSomewhere on Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our Newsletter

Get the latest news from Life Somewhere and Stay connected