Amor próprio e Autoconfiança para começar a viver a sua vida ao máximo - ➳Life Somewhere➳
autoconfiança e amor próprio para viver a vida ao máximo
VIVER VIDA AO MAXIMO

Amor próprio e Autoconfiança para começar a viver a sua vida ao máximo

O que elas tem em comum e como elas te empoderam ou te impedem que você Viva  a sua Vida ao máximo?


Muitas pessoas se encontram estagnadas pois ficam simplesmente esperando o amor próprio chegar. Se lamentam e se vitimizam por não amarem a si mesmos. A consequência disso é a falta auto-confiança e talvez pior: o efeito bola de neve que isso causa. 

Quando você quer mudar de vida e passar a viver a vida ao máximo, alterar algo em você mesmo, nos seus  comportamentos ou no seu estilo de vida, um sentimento é primordial: a confiança. Ter confiança em si é um ponto de partida importante para sair da zona do conforto.

 Mas talvez se você não tiver amor próprio suficiente, é bem provável que você nem se permita pensar em viver ao máximo. Desta forma os dois efeitos somados te engessam na vida no modo Piloto Automático e você sem armas para lutar,  aceita uma vida pequena de maneira complacente.

Como criar autoconfiança e amor próprio em você

Mas isso não precisa ser assim. Não se você entender como estes dois conceitos funcionam e como você pode agir para que eles criem um efeito bola de neve positivo e não negativo em direção a viver a sua vida ao máximo. Te convido também a mergulhar no que você já tem aí dentro de você e não tem dado a devida atenção.


Começamos pois com o amor próprio:

 Você precisa parar de esperar ele chegar. Porque ele nunca irá chegar a não ser que você trabalhe nele. 

 “O Amor próprio é algo que se cria e não que se recebe de bandeja.”

Juliana Loureiro

Ainda as pessoas que são super desenvolvidas neste quesito, um dia elas agiram de forma consciente ou inconsciente em direção à construção deste amor e trazem isso como um hábito. 

Você nunca terá amor próprio se você não fizer as coisas diferentes. O Amor próprio começa por uma ação da sua alma que se sobrepõe a um pensamento de preguiça, de comodismo, de deixar pra lá. Quando você prioriza o teu ser, o que você realmente quer, e passa a executar pequenas ações em direção a isso, você começa a dar um chega pra lá na hegemonia que sua mente tinha em você e o que você tem como resultado? Apreciação por si mesmo, o tão sonhado amor próprio.


Como você vai se amar se você se auto-sabota o tempo todo? Se você deixa a sua mente vencer na maioria das vezes? Quando você permite isso, você vai contra o que você realmente quer, e como espera se amar por isso? E eu estou falando desde as pequenas ações do dia a dia. Se você quer ter saúde mas não pratica nenhum exercício físico, se você quer ficar menos estressada mas não se proporciona nenhum momento de descontração, se você quer estar mais espiritualizado mas não dedica 5 minutos para isso. Se você quer estar mais presente mas passa horas nas redes sociais. Como você espera se amar assim?


Você não vai se amar primeiro para depois agir, é justamente ao contrário.

Passo a passo para criar mais amor próprio na sua vida

autoconfiança e amor próprio para viver a vida ao máximo
  1. Pare de se colocar abaixo da sua mente: você é muito maior que sua mente, tome posse disso e coloque ordem na casa. No começo pode parecer difícil mas cada vez que você se sai bem, você ganha mais autoconfiança no processo.

2. Começe a agir: para começar você não precisa de nada grandioso. Muito pelo contrário. Normalmente são as pequenas ações que tem um poder imenso de gerar este amor próprio. Escolha algo que faz sentido para você em alguma área. Eu gosto de pensar em me alimentar melhor, como por exemplo comer salada todos os dias, ou fazer exercício todos os dias, pode ser o que você quiser!! Até mesmo o processo de garantir que sua cama esteja arrumada todos os dias é um excelente passo!

 3.  Sinta o efeito colateral: quando você age com consistência você começa a se auto-apreciar, se valorizar e ficar feliz com você mesmo. Você vê que é capaz e naturalmente começa a se amar mais.

Para ancorar mais este sentimento de autoconfiança

Agir e estar atento ao efeito colateral é excepcional. Mas ainda há mais algumas coisas que você pode fazer para que esta percepção não vá embora rapidamente:

  1. Não se compare aos outros e aceite quem você é: eu sei que é clichê mas é a real. Cada um de nós teve uma história, uma experiência diferente e por isso é diferente. Quando você se compara aos outros você está já partindo com a mentalidade de auto-sabotagem com você mesmo. Pare de olhar para a grama do vizinho e olhe para a sua. Compare como ela está melhor hoje do que estava ontem. Desta forma você mantêm por mais tempo a sensação de conquista de pequenas melhorias que para outras pessoas pode ser banal. Mas não é para você, certo?
  2. Celebre as pequenas vitórias: cada vitória, uma celebração. Normalmente fazemos o contrário, não é? cada erro uma chibatada e cada vitória aquele “nada além do necessário”. Mude isso. Celebre as pequenas vitórias pois são elas que construirão as grandes vitórias e que construirão passo a passo um nível de amor-próprio maior. Eu por exemplo: depois de 37 anos aprendi com muita insistência e repetição acender um palito de fósforo da maneira correta, sem correr risco de queimar a minha roupa. Isso é importante para você?Certamente não. Mas é importante para mim. Era algo que não conseguia mudar por muito tempo. Sempre que tinha a oportunidade de acender o fósforo fazia isso no piloto automático. Até que coloquei isso como meta, e passei a colocar consciência e presença cada vez. E o que foi o grande fator para eu conseguir? celebrar cada vez que eu fiz correto! Finalmente depois de muita consciência no processo já vejo que estou automatizando isso e além de estar feliz em fazer isso de maneira mais segura estou muito feliz de ter vencido um hábito e um condicionamento. Isso me deu mais amor próprio e auto-confiança de que posso fazer e posso mudar as coisas. S
  3. Se coloque em primeiro lugar: já ouviu falar aquela frase no avião que em “caso de despressurização você precisa colocar primeiro a máscara em você mesmo para depois ajudar os outros?” A maioria de nós não se coloca em primeiro lugar. Inocentemente negligencia suas coisas na fé que isso irá lhe render um tempo para agilizar a correria da vida. Engano. Ao fazer isso, você se auto-sabota, você deixa para trás a possiblidade de fazer aquelas ações que iriam te abastecer de amor-próprio e auto-estima.

Mas como mensurar seu nível de amor próprio?

O maior sinal do seu amor próprio se traduz em disciplina. 

É a disciplina que demonstra o nível de amor próprio que você tem consigo mesmo. É a disciplina que te mantêm focado no que você verdadeiramente quer. A sua mente? Ahh ela tende a ceder para qualquer distração e prazer de curto prazo.

Então quando você começa elevar seu nível de disciplina este é o primeiro sinal que você está se colocando em primeiro lugar e que você se ama mais do que qualquer distração ou prazer momentâneo.

Quer começar a construir seu amor próprio?

Comece escolhendo algo que realmente gostaria de fazer hoje, algo que você tem procrastinado, cedendo para sua montanha de desculpas e para sua mente. E simplesmente seja maior que tudo isso e faça. Fazer vai ser muito bom, mas a sensação de vitória e de autovalidação depois será melhor ainda. 

E isso gera autoconfiança


E é aí que entramos na autoconfiança. Você precisa entender que se não tem amor-próprio fica difícil ter algum tipo de auto-confiança. 

A auto-confiança não vem do futuro e sim das coisas do passado. Conforme disse Epictetus,

“Cada hábito e cada habilidade que é confirmado, cresce com ações correspondentes”

Portanto assim como a amor-próprio, a autoconfiança pode ser construída através da consistência. 


“Nós somos o que fazemos repetidamente” já disse Aristóteles. Logo, se você quer desenvolver a confiança em si você precisa analisar que brasa você está alimentando: a da auto-sabotagem ou da auto-confiança?

 Quando você consegue evitar a auto-sabotagem de maneira consistente, você passa a alterar a sua percepção sobre você mesmo. Muito similar ao amor-próprio, não?

O negócio é que quando você entende bem os conceitos e começa a agir, você constrói uma engrenagem imparável. Mas preciso aprofundar em um ponto: você com certeza já possui um nível de auto-confiança e amor próprio em você.


Como detectar a auto-confiança e o amor próprio que já existem em você


Por mais que você não acredite, e talvez não enxergue isso neste momento eu estou quase certa que eles existem. O que pode estar acontecendo para você não enxergar e não sentir isso é que existe uma neblina grande na sua estrada. Quando você está dirigindo em uma estrada cheia de neblina, pode chegar algum ponto que você não enxerga nada, não é? Pois é, mas tenho certeza que você acredita que a estrada não desapareceu e enfrenta metro a metro da neblina a fim de desvendar o caminho. 


Não é diferente com você. Muitas vezes a sua auto-confiança e seu amor próprio estão escondidos atrás de toda neblina na sua vida. Elas podem ser recentes fracassos em algumas áreas, algum Feedback negativo de alguém, ou mesmo ser fruto de comparações que te colocam para baixo.


Mas responde pra mim: qual foi o momento mais difícil da sua vida que você conseguiu de uma forma ou de outra sobreviver ou ser bem-sucedido? Todos nós temos algum história, qual é a sua? A minha foi certamente ter passado e sobrevivido pelo câncer da minha filha quando ela tinha um aninho. 


E qual problema deste tipo de momento como o meu próprio exemplo?

Normalmente estes eventos são eventos que envolveram muita dor e muito sofrimento ou que precisaram de muito esforço e depois que agente passa por eles, temos a tendência de guardá-los em uma caixinha inacessível.

Eu mesma fiquei muito tempo sem abrir e revisitar esta caixinha, perceber o quão forte eu fui quando passei por tudo isso. É por isso que é importante abrir a sua caixinha de vitórias, olhar o quanto você sofreu, o quanto você foi forte, o quanto você teve que fazer em circunstâncias difíceis. Ao invés de olhar pela dor que isso causou, olhe com o olhar de apreciação da sua força. Será que qualquer pessoa teria passado por isso como você passou? Como você agiu que o fez se superar?

Na minha história eu só consigo lembrar da consistência em viver um dia de cada vez e o exercício de viver no agora com contentamento e alegria. 
Eu tenho certeza se você olhar para suas batalhas com outros olhos seja bem possível que você se depare com um grande herói.

Se empodere disso, lembre e traga a força do passado para o hoje. Ao fazer isso, você age com amor-próprio com a sua própria história, valorizando tudo que você já passou, a tua própria experiência. Desta forma você percebe que já tinha muito mais autoconfiança e amor próprio do que imaginava e pode seguir construindo níveis mais elevados mas já com a ampliação da percepção do que você já construiu e já está dentro de você.


E se por algum motivo você ainda não encontrar o herói na sua história, comece AGIR no hoje para reconstruir tudo isso. Tenha paciência, haja hoje para colher os frutos amanhã. 

Como foi ler sobre isso para você? me conta a sua percepção!

E se você quiser ter mais acesso a conteúdos que vão te ajudar a viver a sua vida ao máximo e criar a sua melhor versão, você pode fazer parte do meu canal do Telegram que traz pequenas pílulas diárias com insights sobre tudo isso. Hoje mesmo postei um audio de 3 minutinhos sobre o amor próprio e você pode ouvir clicando aqui.

Se você quer saber mais como viver a vida ao máximo você também pode clicar aqui e baixar seu Guia definitivo para viver a vida máximo totalmente gratuito.

Mas se vocês estiver decidido a sair do piloto automático e criar uma vida extraordinária você pode conhecer também o programa Viva a Vida ao Máximo e o Programa de Transformação Pessoal e de Estilo de Vida

Outros locais aonde você pode me acompanhar:

Youtube. Instagram Facebook


Please follow and like us:
Liked it? Take a second to support LifeSomewhere on Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our Newsletter

Get the latest news from Life Somewhere and Stay connected